Xiu Xiu insultou Twin Peaks e seu público no Carriageworks na semana passada

Jamie Stewart de Xiu Xiu, vestindo um terno e de pé com os olhos fechados atrás de um teclado e microfone. Joseph Earp |

Há um clipe circulando no momento em que o elogiado compositor Angelo Badalamenti fala sobre como ele e seu colaborador de longa data David Lynch imaginaram um dos temas que toca em Twin Peaks , a estranheza da novela de arte que pode muito bem ser o melhor momento da TV. Sentado em um teclado, Badalamenti explica o processo criativo para a câmera, seus olhos ocasionalmente se fechando enquanto ele fica tenso no que parece ser um êxtase absoluto.

A chave para o clipe insuportavelmente saudável é a alegria de tudo - o tipo de alegria irrestrita que claramente faltava na banda indie americana Xiu xiu A tentativa de cobrir a pontuação de Badalamenti na íntegra no Carriageworks na semana passada. Na verdade, o show deles foi um desastre de trem tão colossal e insuportável que não foi simplesmente exagerado; foi um insulto ativamente, tanto para o público quanto para o material de origem que pretendia homenagear.

As coisas começaram mal e pioraram. Xiu Xiu, uma coleção de indie electro wailers liderados pelo insuportável Jamie Stewart, é o tipo de banda que sorri no Twitter sobre sua recusa em cumprimentar ou agradecer seu público; uma banda que gerou polêmica por sua objetificação de corpos negros e sua recusa presunçosa em se envolver com os críticos.

Portanto, é totalmente de acordo com o personagem que eles abriram o show com cinco minutos ininterruptos de um loop de bateria tocando a mesma sequência de 10 segundos de duração, e totalmente com o personagem que eles terminaram com o que poderia ser melhor descrito como uma produção de escola primária de Twin Peaks , enquanto Stewart latia a nova canção 'Mairzy Doats' enquanto trechos do diário de Laura Palmer eram lidos com um sotaque americano hesitante.

Era como assistir alguém metodicamente cobrir a Mona Lisa com merda humana.

E entre esses dois suportes de livros havia uma hora sólida de lixo insuportável e inaudível, enquanto a banda sobrepunha a partitura de Badalamenti com reverberação, estridentes e insípidos truques sem vida. Era como assistir a alguém metodicamente cobrir a Mona Lisa com merda humana; como olhar, incapaz de intervir, enquanto a tapeçaria de Bayeux era desfiada, fio por fio.

Porque é o seguinte: David Lynch não é estranho por ser estranho, e ele não faz arte que busca ativamente repelir a atenção do público. O trabalho dele - Twin Peaks incluído – é impulsionado por um respeito abrangente por seus espectadores; pelo desejo de incluir. O fato de Stewart e sua gangue de esnobes da escola de arte não perceberem isso – que eles assumiram arrogantemente que a boa arte deveria exigir esforço, que deveria ser indistinguível do trabalho – fala muito sobre suas deficiências insuportáveis ​​e a graça de Badalamenti ainda inabalável e ininterrupta. pontuação.

A apresentação de Xiu Xiu de The Music Of Twin Peaks aconteceu no Carriageworks na quinta-feira, 29 de junho.