Uma artista australiana do Instagram teve sua conta desativada porque o Facebook queria o identificador |

Quando o Facebook e Mark Zuckerberg querem algo, eles geralmente não deixam nada atrapalhar. É por isso que uma artista australiana com o nome de Instagram @metaverse teve sua conta bloqueada depois que o Facebook mudou seu nome para Meta.

Em outubro, o Facebook anunciou que estava mudando seu nome para Meta , refletindo seu foco no metaverso, ou o futuro da internet.

Isso significou problemas para Thea-Mai Baumann. A artista e tecnóloga de Brisbane usa o Instagram @metaverse há quase uma década, uma conta que documentou sua vida e trabalho, de acordo com o New York Times .

Após o anúncio do Facebook, ela sabia que estava em uma posição precária. Mensagens começaram a chegar de estranhos. “Agora você é milionário”, escreveu uma pessoa em sua conta no Instagram. “Fb não vai comprar, vão levar”, alertou outro.

Em novembro, foi o que aconteceu. Baumann tentou fazer login na conta dela, mas descobriu que ela havia sido desativada. “Sua conta foi bloqueada por fingir ser outra pessoa”, dizia uma mensagem.

Ela repetidamente tentou verificar sua identidade com o Instagram sem sucesso. “Esta conta é uma década da minha vida e trabalho. Eu não queria que minha contribuição para o metaverso fosse apagada da internet”, explicou Baumann. “Isso acontece com as mulheres na tecnologia, com as mulheres negras na tecnologia, o tempo todo.”

Um mês depois, AGORA entrou em contato com a Meta para descobrir por que a conta de Baumann havia sido encerrada. Um porta-voz do Instagram respondeu que havia sido “removido incorretamente por falsificação de identidade”, acrescentando “lamentamos a ocorrência desse erro”. Apenas dois dias depois, a conta de Baumann estava online novamente.

Baumann, para seu crédito, tem refletido sobre a provação. Ela planeja incorporá-lo a um projeto de arte que iniciou em 2020, P st_Lyfe, que é sobre a morte no metaverso. Ela também quer fazer tudo o que puder para garantir que o metaverso se torne o lugar inclusivo que ela espera que seja.

Para saber mais sobre este assunto, siga o Observador Técnico .