Mute é um pastiche sem coração de tropos de ficção científica

Mudo é letárgico e sem direção Cameron Williams |

Será que algum dia vamos superar Blade Runner ? Sequência do ano passado Blade Runner 2049 diz, ‘não’. Mudo , o novo filme do diretor Duncan Jones, diz: 'dá um tempo'. Mas eu nunca quero superar Blade Runner . É um filme que ainda consegue inspirar nosso desejo de estimular o que significa ser humano por meio de contos de ficção científica. Então é compreensível porque Blade Runner é um grande ponto de referência para Mute. O personagem principal, um barman mudo chamado Leo (Alexander Skarsgard), poderia ter sua caixa de voz consertada por robótica, mas opta por não fazê-lo por causa de sua origem Amish. A humanidade de Leo é um farol em Mudo . A história é centrada em forasteiros tentando reconstruir suas vidas em uma terra estrangeira tendo como pano de fundo os avanços tecnológicos. Uma olhada no design futurista de Berlim evoca o espírito do filme icônico de Ridley Scott, mas torna-se um dreno na capacidade da ficção científica de avançar com originalidade e propósito.

Situado em Berlim, daqui a 40 anos, Leo (Alexander Skarsgård) está procurando por sua namorada desaparecida, Naadirah (Seyneb Saleh). A busca de Leo leva a gangsters e dois cirurgiões americanos (Paul Rudd e Justin Theroux) que parecem ser a única constante no desaparecimento de Naadirah.

Mute nunca esquece sua própria identidade, e a trama é letárgica e sem rumo.

Mudo luta à sombra de suas influências, por mais cativantes que sejam, e falha em alavancar a soma de suas partes em algo que valha a pena. O cabelo azul de Naadirah lembra Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças ; a história de estilo noir evoca Chinatown ; e o elemento Amish pings memórias de Testemunha . O coração afunda com o número de vezes que Jones faz referência Lua como se para nos lembrar de sua capacidade, mas já tocamos na boa vontade de seu trabalho anterior.

Mudo nunca forja sua própria identidade, e a trama é letárgica e sem rumo. Jones e o co-roteirista Michael Robert Johnson pegam o enredo de mistério direto e o tornam complicado a ponto de haver tantas diversões e desvios trabalhosos que nunca parece haver uma história concreta. Mudo é como se perder em um shopping center, que é projetado na natureza para mantê-lo dentro de casa para comprar coisas que você não precisa. A pressão para empilhar o back-end de Mudo com reviravoltas (uma marca dos filmes de Jones Lua e Código fonte ) é aparente, mas Jones parece estar trabalhando mais para fazer seu filme fazer o oposto, com ênfase em explorar a vida de cada personagem com longas conversas e mínima ação. As atuações são dispersas e Skarsgård nunca tem gravidade para ancorar o filme com sua presença silenciosa, não importa o quão arregalados seus olhos fiquem. Theroux nunca consegue sair de baixo de uma peruca loira chocante, e Rudd tropeça ao tentar fazer a transição da comédia para o drama, ficando preso em um purgatório de performance. Há um momento sincero perto do final, mas compensa demais o caminho confuso para chegar a um final.

O futuro retratado em Mudo é aquele que se alinha com um ponto de vista misógino, onde as mulheres são objetificadas e assassinadas ao acaso. Nem tudo precisa passar por certo padrão de correção política, mas estamos em um ponto em que esses temas da ficção científica estão sendo explorados com profundidade zero para fazer um ponto significativo sobre a perspectiva aterrorizante de um futuro sem igualdade entre os sexos. Se Mudo está tentando fazer uma declaração sobre um futuro dominado pelos homens - vital no clima político atual - está colocando sua estética carnuda sobre a substância.

Alguém precisa encenar uma intervenção com qualquer um que se interesse por filmes de ficção científica. Blade Runner tornou-se a 'Stairway to Heaven' da ficção científica, e não é mais aparente do que em Mudo .

Mudo está disponível para transmissão em Netflix agora.