Disney Plus está impedindo crianças de assistir Dumbo, Peter Pan e Aristogatas

Disney remove Peter Pan das crianças da Disney

Imagem: Youtube

Danica Baker |

A Austrália parece estar dividida em duas categorias – aqueles que acreditam no estrito politicamente correto e aqueles que pensam que a “polícia do PC” foi longe demais. A última categoria certamente ficará indignada com a notícia de que o Disney+ removeu Dumbo, Peter Pan e a aristogatas das coleções de seus filhos devido ao que a Disney descreve como representações negativas de outras culturas.

Durante uma varredura de suas ofertas, a Disney + decidiu limitar alguns de seus filmes mais antigos, como os mencionados acima, pois incluem representações desatualizadas de culturas minoritárias. Esses filmes não poderão ser vistos em Disney+ perfis infantis.

Anterior a esta mudança, no final do ano passado Disney+ adicionaram isenções de responsabilidade que não podem ser ignoradas a títulos mais antigos que eles consideraram culturalmente insensíveis.

O aviso diz: “Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos estavam errados naquela época e estão errados agora. Em vez de remover este conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criar um futuro mais inclusivo juntos A Disney está empenhada em criar histórias com temas inspiradores e ambicionados que reflitam a rica diversidade da experiência humana em todo o mundo .”

Se você está confuso sobre o que exatamente é problemático e culturalmente inapropriado em cada um dos títulos acima, nós o detalhamos abaixo para você.

Peter Pan

Disney remove Peter Pan das crianças da Disney

Se você conhece alguma coisa sobre Peter Pan, certamente saberá que ele vive suas aventuras na Terra do Nunca, uma ilha mítica onde ele interage com fadas, piratas, sereias e nativos americanos (também conhecido como termo ultrapassado e ofensivo de índios no filme).

No filme, os ocidentais dos desenhos animados usam vestidos de cabeça indígenas que a Disney chama de “uma forma de zombaria e apropriação da cultura e das imagens dos povos nativos”.

Antes de remover o título, os serviços de streaming apresentaram uma mensagem no início do filme detalhando que ele retrata os nativos 'de uma maneira estereotipada que não reflete nem a diversidade dos povos nativos nem suas tradições culturais autênticas' e destacou o uso repetido do filme de o termo “peles vermelhas”.

Dumbo

Disney removeu Dumbo das crianças da Disney

Enquanto à primeira vista - ou em reflexão nebulosa - você pode pensar Dumbo é simplesmente um filme agradável sobre um elefante voador, há racismo enterrado ao longo do filme de sessenta minutos.

Concentre-se na letra da famosa canção 'Song of the Roustabouts' que aparece no filme e você encontrará uma mensagem extremamente perturbadora. A música retrata personagens negros sem rosto trabalhando furiosamente com letras ofensivas como “Trabalhamos o dia todo, trabalhamos a noite toda, nunca aprendemos a ler ou escrever” e “Quando outras pessoas vão para a cama, trabalhamos como escravos até quase morrermos”. ”.

Um dos personagens até compartilha seu nome com Jim Crow, um nome das leis na américa que reforçou a segregação racial nos Estados Unidos.

aristogatas

Disney removeu Aristogatas do Disney Kids

Enquanto aristogatas não é tão chocantemente ultrajante quanto o mencionado acima, mas projeta conotações racistas. Lembra do gato “Shun Gon”? Caso contrário, há uma imagem acima para refrescar sua memória.

O gato é um estereótipo extremo do povo do Leste Asiático e a Disney observa que o personagem “canta em inglês com sotaque pobre, dublado por um ator branco e toca piano com pauzinhos”.

A equipe do Disney's Stories Matter abordou o assunto de por que o personagem de Shun Gon é racista.

“O gato é retratado como uma caricatura racista dos povos do Leste Asiático com traços estereotipados exagerados, como olhos puxados e dentes salientes. Ele canta em inglês com sotaque pobre dublado por um ator branco e toca piano com pauzinhos. Esse retrato reforça o estereótipo do 'estrangeiro perpétuo', enquanto o filme também apresenta letras que zombam da língua e da cultura chinesa, como 'Shanghai, Hong Kong, Egg Foo Young'. Biscoito da sorte sempre errado.'”