Chimerica: a jogada política do STC que não poderia ser mais oportuna

Adam Norris |

Os protestos pró-democracia de 1989 na China nos deram a imagem icônica do 'Tank Man', o comprador anônimo olhando para uma parede de Type 59s no dia seguinte ao Massacre da Praça da Paz Celestial.

Em fevereiro de 2017, temos um líder alarmista e beligerante de uma superpotência no início de sua presidência; quem sabe que imagem pode vir a definir a incerteza que se avizinha? As relações entre a China e os EUA raramente foram um mau presságio, e ainda assim quimérica foi escrito muito antes da ascensão de Trump ou da incursão de Xi Jinping no Mar da China Meridional. Jason Chong, um dos co-protagonistas da estréia australiana da Sydney Theatre Company, explica como esta peça de 2012 de repente se tornou muito oportuna.

“Acho muito relevante”, diz Chong, saindo dos ensaios. “Há momentos na peça em que alguns dos personagens falam sobre os preparativos para a reeleição de Obama. Então, há um pouco disso acontecendo, e isso nos dá uma noção da linha do tempo. Mas acho que as pessoas vão achar a ironia do que está acontecendo na peça e o que está acontecendo atualmente bastante interessante. Não sei se é o brilhantismo da [dramaturga] Lucy Kirkwood que ela pôde ver tudo isso acontecendo, porque há momentos aqui em que você para e pensa: 'Isso é simplesmente estranho. Isso foi escrito quando ’ Se você não tem o cenário político presente na sua cabeça – seja hoje, ou o que era naquela época – ou se você o conhece bem, de qualquer forma, você ainda vai tirar muito dessa produção.”

quimérica é uma produção épica. Com cinco atos distribuídos em três horas, é um empreendimento ambicioso, até porque os 21 alunos do NIDA recrutados para aprofundar o escopo internacional da história. De Nova York a Pequim, seguimos os esforços de dois homens – o personagem de Chong, Zhang Lin, e Joe Schofield, de Mark Winter – tentando descobrir a identidade por trás de um dos atos de protesto mais marcantes do século.

“Estamos vendo dois personagens que são contrapontos dessas grandes potências”, explica Chong. “[Winter] interpreta um fotojornalista que tirou uma foto icônica do Tank Man em 89 no levante pró-democracia, e meu personagem é um estudante que perde sua esposa e filho ainda não nascido durante esse massacre. Então, ambos estão lidando com PTSD, e quando as pessoas passam por esse tipo de trauma, como durante uma guerra, você tende a se aproximar desse mesmo tipo de pessoa, porque só eles vão entender o que você passou. Ficamos amigos por causa disso, mas então ele ouve que possivelmente o homem que lutou contra os tanques pode estar vivo. Então ele está fascinado; Estou fascinado com a perspectiva disso. E o resto da peça é uma história de detetive, tentando descobrir onde essa pessoa está, quais são as perguntas que você faria a essa pessoa.”

A história hoje está se movendo mais rápido do que nunca, e há smartphones em todos os lugares para documentar seu progresso. A aceleração pode ser uma coisa revigorante, mas uma vez que o passeio começa a chacoalhar na pista e o vento começa a picar, esse impulso pode se tornar traiçoeiro. As pessoas ficam desconfiadas e assustadas; os governos se tornam cruéis. Os EUA têm brandido seu sabre em relação à China com força crescente nos últimos meses, mas, apesar da retórica e da postura, a história que une esses dois países é forte. Se essa força é suficiente para ancorar duas identidades cada vez mais polêmicas, no entanto, resta saber.

“Isso ressoa agora no cenário político em que vivemos, principalmente entre essas duas potências”, diz Chong. “Depois do GFC, a China resgatou algo como US$ 1,7 trilhão da dívida externa dos Estados Unidos. Portanto, há essa conexão entre os dois países, mas há essa disparidade na forma como cada país opera. Claramente, o Partido Comunista tem um controle rígido sobre a censura na China, enquanto existe esse tipo de capitalismo nos Estados Unidos. Os EUA têm essa ideia de gastar dinheiro para ganhar dinheiro, enquanto, culturalmente falando, a China tende a guardar dinheiro para aquele dia chuvoso. E então, é claro, você tem as últimas semanas de Trump, querendo controlar a mídia e controlar rigidamente as fronteiras. Então, estamos vendo um momento interessante em nossa história, e essa peça em particular toca muito nisso.”

Política à parte, no seu cerne quimérica parece uma produção preocupada com o custo humano da história – o que acontece com os sobreviventes quando a poeira do trauma baixa? O que aconteceu com o Tank Man ou com os próprios pilotos dos Type 59? É uma produção emocionante e que exige um esforço enorme de seu elenco para manter a verdade por trás da ficção.

“Acabei de sair de um ensaio, onde estou sendo interrogado”, diz Chong. “E há um esgotamento emocional e físico como artista lá. Mas também é seu trabalho como artista fazer isso. Trata-se de descobrir onde você precisa colocar a energia, olhando para sua jornada ao longo dos cinco atos e descobrir onde precisamos aumentá-la, onde você precisa desacelerar as rodas. É orgânico, porque não vai acontecer da noite para o dia para chegar onde você precisa estar.

“É uma peça especial, que não vimos na Austrália. Também não vimos tantos atores asiáticos juntos no palco, especialmente no STC. É inovador para muitos de nós. Nesta temporada de 2017, há diversidade em todos os aspectos e histórias que refletem o que somos como australianos agora. É emocionante.

quimérica corridas de terça, 28 de fevereiro a sábado, 1º de abril às Teatro Roslyn Packer .